9.2 C
Munique
domingo, outubro 5, 2025

Tatiana Ponce, da Natura: “Acredito no Poder de Transformação do Marketing”

Must read

Eleita a Melhor CMO do Brasil pela Forbes em 2025, executiva destaca os aprendizados de sua trajetória e os desafios contemporâneos de liderar marcas globais com propósito e inovação.

À frente das estratégias de marketing e inovação da Natura e da Avon, Tatiana Ponce ocupa uma das posições mais relevantes da indústria da beleza no Brasil e no mundo. Para ela, o marketing vai muito além da comunicação de produtos: é uma alavanca de transformação social, com potencial para impactar comunidades inteiras e construir narrativas com significado.

Com um percurso profissional que soma 25 anos — e passagens por Colgate-Palmolive, Reckitt, Grupo Boticário e Beiersdorf (Nivea) —, Tatiana reconhece que sua jornada exigiu resiliência e clareza de propósito.

“Defino minha carreira como uma trajetória de conquistas, aprendizados e superações. Cada etapa foi exigente, mas absolutamente valiosa. Escolhi esta profissão porque acredito genuinamente no seu poder de transformação — não apenas na vida dos consumidores, mesmo aqueles que nunca verei pessoalmente, mas também na daqueles que convivem comigo no dia a dia.”

Inovação como motor de impacto

Desde janeiro de 2023, quando assumiu o cargo de CMO da Natura, e a partir de setembro de 2024, também à frente da área de marketing da Avon, Tatiana tem conduzido a integração das duas marcas com foco em crescimento estratégico e eficiência operacional na América Latina.

Sua experiência internacional — liderando operações em mais de 120 países — é um ativo essencial nessa missão. Formada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e com MBA pelo Ibmec, ela lidera hoje a única marca brasileira no ranking global da Brand Finance entre as mais valiosas do setor de beleza: a Natura ocupa a 20ª colocação.

Um dos marcos recentes de sua gestão foi a unificação dos centros de pesquisa e desenvolvimento das duas marcas, dentro de um plano de investimento superior a R$ 290 milhões voltado à inovação científica.

“Ao unificarmos os P&Ds de Natura e Avon, ampliamos significativamente nossa capacidade de resposta. Isso fortalece a atuação da área de bem-estar, que, a partir de dados e percepções — muitas vezes oriundos do marketing — contribui para validar hipóteses, sustentar narrativas e, principalmente, comprovar cientificamente nossas inovações”, explica.

Um marketing cada vez mais orientado por ciência

Apesar da paixão declarada pela disciplina, Tatiana defende um marketing ancorado em dados concretos e diálogo multidisciplinar com outras áreas da companhia.

“Quando incorporamos ciência à nossa perspectiva, tudo muda. Deixamos o campo da subjetividade e passamos a dialogar de forma equânime com outras áreas do negócio. Esse olhar mais técnico e racional foi algo que aprendi em ambientes que sempre valorizaram métricas, indicadores e decisões ancoradas em performance.”

- Anúncio -spot_img

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Anúncio -spot_img

Latest article